Comitê de Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas - GD3

Bacia hidrográfica do rio Grande
A bacia hidrográfica do rio Grande é uma das mais importantes do território nacional; é compartilhada pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, e formadora da bacia do rio Paraná, de importância internacional. Abrange um território de 143.255 km², em que se inserem, total ou parcialmente, 393 municípios. Concentra cerca de 5% do PIB nacional, com maior expressão do setor serviços (55,6%), seguido pelo industrial (23,9%) e agropecuário (9,7%).
Importância Hidrológica
A bacia do rio Grande é formadora do rio Paraná, juntamente com a bacia do rio Paranaíba, contribuindo significativamente para o regime hídrico da bacia do Paraná, que é uma das maiores da América do Sul. A bacia é caracterizada por usos múltiplos da água: abastecimento urbano, irrigação, geração de energia, indústria, pecuária e lazer. Apresenta grande potencial de geração hidrelétrica, com destaque para importantes usinas como Furnas, Itutinga, Marimbondo e Porto Colômbia, que integram o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Comitê de Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas - GD3
Fundação: 23/05/2002
Compreende os municípios de:
Aguanil; Alfenas; Alpinópolis; Alterosa; Areado; Boa Esperança; Botelhos; Cabo Verde; Camacho; Campestre; Campo Belo; Campo do Meio; Campos Gerais; Cana Verde; Candeias; Capitólio; Carmo do Rio Claro; Conceição da Aparecida; Congonhal; Coqueiral; Córrego Fundo; Cristais; Divisa Nova; Eloí Mendes; Espírito Santo do Dourado; Fama; Formiga; Guapé; Guaxupé; Ilicínea; Ipuiúna; Itapecerica; Juruaia; Machado; Monte Belo; Muzambinho; Nepomuceno; Nova Resende; Paraguaçu; Perdões; Pimenta; Poço Fundo; Santa Rita de Caldas; Santana da Vargem; São João Batista do Glória; São João da Mata; São José da Barra; São Pedro da União; Serrania; Três Pontas.
Referências Eletrônicas:
http://cbhfurnas.org.br/http://comites.igam.mg.gov.br/comites-estaduais/25-gd3-entorno-furnas